Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, agosto 24, 2011

Esta es la Juventud del Papa!!!



Depois de uma semana a caminho de Madrid para as tão esperadas Jornadas Mundiais da Juventude é com grande alegria que reconheço-me renovada! De Portugal partiram mais de 13 mil jovens, dos vários movimentos e carismas católicos e nunca se viu tanta bandeira portuguesa a esvoaçar simultâneamente em Espanha!
Por todos os locais que passámos: Coimbra, Avanca, Nelas, Viseu... as visitas ao convento de Santa Teresa em Ávila, a catedral de Almudena em Madrid, etc... etc... foi maravilhosa a retribuição... sem explicação!
Mais uma vez me junto a esta Igreja que afinal até tem jovens, afinal tem dois milhões deles por todo o mundo que na loucura decidem sair de casa e largar o conforto do lar pelo menos por uns dias e confirmar um ideal! O ideal que é viver com um Cristo vivo nas nossas vidas! O ideal que é reconhecer este homem, este Papa, como o verdadeiro sucessor de Pedro!
Curioso, na mensagem final deixada para os jovens portugueses, falou em português e não se esqueceu do carinho e da manifestação de fé vivida o ano passado em Portugal! Posso até dizer orgulhosamente que foi a mensagem mais longa, a mais bonita de todas! Hehehehe!




Estou seca pelos 45ºC porque passámos, mas com ânimo para avançar mais alto e mais longe depois de uma palavra de esperança numa história de felicidade que cada um de nós tem guardada para si, que é dirigida à próxima geração dos católicos do mundo!
Como dizia o chinês que já se estava a exaltar: estoy mui enfadado!!!!

Deixo-vos com um conto sobre a última ceia de Da Vinci... e depois, uma das músicas que ontem cantámos com um grupo de jovens do Brasil que ficou no mesmo Hotel que nós!
E porquê esta? E porquê os jovens do Brasil?
Nunca menosprezando os dominicanos, espanhóis e italianos que animaram tudo à sua volta... (principalmente os dominicanos que têm um ritmo inexplicável no corpo e no encontro vocacional com o Kiko fizeram 300 mil jovens deixar de pensar no calor e só dançar e cantar...)!
Porquê os brasileiros?
Porque esta semana não podia ter terminado melhor com a companhia desta gente fantástica que acolhe as próximas jornadas em 2013 - Rio de Janeiro, Brasil e EU VOU! Quem quiser venha comigo!!! =)) Hahahaha!!!



"Você conhece a famosa pintura de Leonardo da Vinci chamada “A última ceia”? Conta-se que para executá-la, Leonardo decidiu procurar 13 modelos masculinos diferentes, um para cada discípulo e um para posar como Jesus. E assim começou uma longa busca.
Certo dia, durante a missa, Leonardo ouviu uma música angelical. Ao se voltar para o coro, seu olhar se encontrou com o de um jovem que correspondia exatamente à imagem de Jesus. Terminada a missa, Leonardo convidou o jovem para posar. Na semana seguinte, o rapaz passou quatro dias posando no estúdio de Leonardo, em Milão.
Ao fim de 11 meses, Leonardo havia encontrado e pintado todos os personagens da cena, à exceção de Judas. Durante 11 anos, o artista vagou em vão pelas ruas da cidade em busca de um homem que encarnasse a imagem que fazia de Judas.
Leonardo finalmente concluiu que devia procurar nas prisões de Milão, um homem que tivesse dor e raiva nos olhos, uma áspera impaciência no rosto, cicatrizes de orgulho e amargura nas faces e carregasse a marca do fracasso – um homem que, aos seus olhos, se parecesse com Judas.
Ao encontrar o homem que procurava, obteve licença para levá-lo para posar em seu estúdio. Logo, Leonardo percebeu que o prisioneiro dava sinais de inquietude e angústia e olhava para ele, depois para a pintura, com uma tristeza cheia de remorso.
No meio do segundo dia, perturbado com o comportamento do seu modelo, o artista lhe perguntou:
- Há algo errado? Você não está gostando do meu trabalho? Você parece bastante perturbado. Se eu estou lhe causando algum sofrimento, é melhor pararmos.
O homem olhou para o mestre e para a pintura uma vez mais. Depois afastou o olhar, abaixou a cabeça, levou as mãos ao rosto e começou a chorar inconsolavelmente. Levantou a cabeça, olhou o artista nos olhos e perguntou:
- O senhor não me reconhece mestre?
Confuso, Leonardo retrucou:
- Não. Acaso nós nos conhecemos?
- Oh, sim – respondeu o prisioneiro. – Há 11 anos eu posei para este mesmo quadro. Eu fui o modelo para Jesus."

Concluam por vós mesmos...

Imaginem isto passando da meia noite, de viola ao colo, em jeito de serenata, aqueles miúdos cantavam muito! Em bom português: Chiiiiiiiiiça!!! Muita bom!
"Andar de mãos dadas na beira da praia, por este momento eu sempre esperei..."
Foi bonito!



7 comentários:

o meu nome nao é maria disse...

Muito lindo o seu depoimento : )
Fico muito feliz que tenha gostado minha querida amiga*
Muita luz no seu coração

Hugo Nofx disse...

Adoro este teu post, miúda! A primeira vez que visitei o teu blog, pareceste-me alguém com valores. Acredita que isso para mim é o mais importante. Este mundo está tão assustador, que encontrar alguém que pareça ter valores já é para mim algo de Humano... Percebes-me? Não fiques a pensar que sou louco! Eu sei que sou um bocado, mas tenho Fé, apesar de não ter Religião.
Tenho tanta coisa a dizer sobre a Religião Católica e o Papa... Eu não te quero saturar.
Talvez ainda escreva algo sobre isso.
beijos (tu és fixe de certeza!).

Hugo Nofx disse...

...em continuação do comentário anterior, digo-te que sempre tive muita críticas em relação à Igreja Católica e ao Papa (anterior). Não te zangues, mas para mim João Paulo II era um Papa medieval! Sempre disse isto à minha família, aos meus amigos, a toda a gente. Principalmente, alguns familiares nunca aceitaram esta ideia e havia de quando em vez discussões. Não muitas, porque com o passar do tempo fui perdendo o gás, e o fulgor, e essencialmente não queria chatear.
Medieval porquê?!
Sempre me chocaram as viagens a África, onde João Paulo II defendeu sempre o não uso do preservativo. Na zona do planeta onde existe uma taxa elevadíssima de Sida, sem a informação dos países ocidentais, é claramente criminoso ter uma posição destas!
Sempre me chocou o Silêncio de João Paulo II em relação aos escândalos da Igreja no que à pedofilia diz respeito.
Sempre me chocou a riqueza miserável do Vaticano, com tanta fome no mundo.
As coisas talvez não tenham mudado assim tanto, mas este novo Papa veio falar no uso do preservativo, como evidente sinal dos tempos.
E falou também, várias vezes, sobre a pedofilia que envergonha a Igreja.
O mais estranho disto tudo é que as pessoas que conheço, continuam a gostar é do Papa medieval.
Não te zangues com o que disse. Eu também tenho Fé!
beijos.

Rute Lopes disse...

Para a menina que não é Maria, agradeço mais uma vez a demonstração de carinho... um beijo enorme e continuo com saudades dos teus textos... ***

Rute Lopes disse...

Hugo, nunca me iria chatear por teres opinião e ainda bem que a tens... o que muitas vezes acontece em relação à indignação com a igreja católica e com muitas das suas posições passa por uma série de questões que se forem explicadas torna tudo mais simples... terei todo o prazer em sentar-me contigo e tentar descortinar algumas dessas coisas que referiste.. confesso, também tenho um amor imenso por João Paulo II, estou a ganhar o mesmo amor por Bento XVI que tem demonstrado que detrás do Papa existe um homem, existe um ser humano fantástico... tenho a certeza que conseguiríamos conversar sobre João Paulo II, sobre Bento XVI, e muitos outros assuntos relacionados e que sairíamos os dois a ganhar... saturar-me é difícil, mas podes tentar ... ehehehe... mudar a forma de pensar de uma religião com mais de dois mil anos de história não é fácil... Bento XVI tem continuado um trabalho que há muito estava a ser feito por João Paulo II, mas não pode ser de um dia para o outro... o Concílio Vaticano II terminou em 1965 e até então a missa era celebrada em latim, com o sacerdote de costas para a verdadeira igreja que somos todos nós (não foi assim há tanto tempo)... há muita coisa para mudar, outras nem por isso... ;) Chatear-me com isso, nunca! Tranquile!!! =)) Beijoca

Hugo Nofx disse...

Rute, agora é que eu descobri que és a vocalista dos Sounk! Vocês têm um som muito bom! Mas tu não falas aqui do grupo... por isso não sabia. Óptima voz, Rute! E estás muito bem acompanhada, musicalmente.
beijos e continuem a tocar por esse Portugal fora! É mais na Grande Lisboa que costumam tocar?

Rute Lopes disse...

Eh paaaaaaaaaah!!! Conheces Sounk? Boa! ;) Como é que andas a descobrir essas coisas rapaz???
Hehehehe... Diria o Manuel Cruz dos Ornatos: "são coisas..."
Falo dos Sounk algumas vezes aqui no blog, mas recentemente não tem acontecido por mero acaso... tocamos mais na zona da grande Lisboa, margem sul... no entanto este fim de semana siga pra Coimbra... =)
Obrigaduh... muito!