Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, outubro 17, 2011

Medo...!


Nunca fui uma míuda medrosa... mas sempre tive medo de algumas coisas...
Apesar de tudo, sempre achei que era corajosa o suficiente para lutar contra as contrariedades da vida e tudo o que ela traz, com o qual não sabemos lidar...

Sei que durante o percurso da minha vida fui alterando os medos, fui mudando a forma de pensar, enfrentando determinadas coisas e troquei uns medos pelos outros..
O que quero dizer é que se com seis anos tinha medo do escuro, vinte anos depois tenho medo de perder a cabeça e de não ter as pessoas certas por perto nos momentos certos.

Sim... tenho tido a certeza, ora com os erros dos outros, ora com os meus próprios erros, que muitas das nossas escolhas e opções são influenciadas e sugeridas pelas pessoas que nos estão mais próximas, aquelas que fazem parte do nosso quotidiano, com quem partilhamos o mais profundo que temos que é a nossa intimidade, a nossa vida pessoal. Não quero com isto responsabilizar apenas os outros pelas nossas atitudes... não! Isto é para o bem e para o mal: "no man is as island!" O que quer dizer que ninguém sobrevive sozinho e que vamos ter sempre o apoio, a ajuda e o consentimento dos que nos acompanham pelo caminho.
E depois, claro... há medos que sempre existiram e que permanecem: as cobras, o mar bravo, etc, etc... ainda hoje o pavor e o terror às cobras é tão grande que continuo sem conseguir ver os programas da National Geographic em que elas aparecem, mesmo sabendo que a barreira tv-vida real não vai ser ultrapassada... enfim, eu nunca disse que tinha sanidade!

Mas não é este medo que me preocupa... o que me preocupa é o medo que vejo em algumas pessoas à minha volta: o medo de viver! Parece que esta sociedade tem medo de gritar e de saltar barreiras, tem medo de cair e de se levantar, tem medo de arriscar, tem medo de tentar, tem medo de conseguir ser feliz! Então anda sempre a tentar encontrar a forma de evitar o sofrimento, sem perceber que não está a aproveitar a abertura com as dimensões ideais para atingir o não-sofrimento! E perdemos tudo, e vivemos num constante sofrer e doer...
Infelizmente vejo tanta gente desanimada com a vida, com o país, com os jovens, com os velhos, com a política, que dou graças a Deus ainda não ter sido atacada por esta epidemia do medo de viver... não quero ser mais uma das pessoas que em vez de viver, sobrevive! Não! Quero viver e vou viver porque sei que tenho à minha espera uma história de felicidade feita à minha medida! E quem já provou o amor e a presença de Deus na sua vida não pode duvidar disto! Que Ele me continue a dar forças e discernimento... sem medos, quem quiser venha comigo - rumo à felicidade!
Serve este post para encorajar todos os que sofrem diariamente com o medo permanente dos momentos de angústia que os nossos governantes anunciam! Avançar um dia de cada vez sem medo, quem quiser venha comigo - "perder com classe e vencer com ousadia"!

Deixo-vos com um texto que me foi enviado por email há algum tempo, do Pe.Hugo Oliveira, e que serve mais uma vez para nos incitar a atravessar a tempestade com sorriso nos lábios, positivismo em cada passo e com a certeza que no fim, o sol brilha para todos de igual forma! E para terminar, um dos meus fados preferidos, de Amália: Medo!


‎"Expose yourself to your deepest fear; after that, fear has no power, and the fear of freedom shrinks and vanishes. You are free..." Jim Morrison


«NÃO TENHAIS MEDO!»
"Um dos problemas da nossa geração é o medo. Tudo nos ameaça, desde a crise do petróleo ao buraco de ozono, do desemprego ao fumo «passivo», do terrorismo à escassez dos cereais... A impressão de instabilidade em todos os aspectos da vida corresponde, sem dúvida, a uma efectiva situação de turbulência geral, própria da viragem civilizacional de grande espectro e muito difícil previsão que nos é dado viver.
Mas, se o medo nos atinge a todos, aflige especialmente a gente nova, ansiosa por abrir caminho neste mundo perigoso. Se tarda o primeiro emprego, alcançá-lo não o sossega, nem o segundo, nem os seguintes, ainda que melhores: a mais segura empresa pode falir, ser absorvida, mudar de gestão... Aliás, doze anos de vida já a torna obsoleta, se não se renovar. Não vale a pena sonhar com um mundo diferente nas próximas décadas. A única solução é... não ter medo.

O apelo de João Paulo II no início do seu pontificado - «Não tenhais medo!» - não é importante apenas no domínio espiritual; é decisivo em qualquer aventura, como a de hoje para todos os homens, e em particular para os jovens.

S. Josemaria fazia notar, um dia, que nos dez primeiros anos de actividade profissional os êxitos e os fracassos têm pouco significado. Realmente, às vezes há sorte; outras vezes «azar». Mas se um homem trabalha conscienciosamente, dando o melhor de si, ao fim desse tempo pode crer que venceu. Ganhou o merecido prestígio de profissional honesto e responsável; tornou-se um homem de confiança. Ainda que tenha de mudar de ofício, será um trabalhador competente. E não lhe faltarão oportunidades.

O próprio facto de não ter medo, de enfrentar com fortaleza – com audácia e paciência, com optimismo – as mais diversas circunstâncias da vida, sabendo «subir e descer» quando é preciso, sem desanimar, faz dele um colaborador mais precioso do que uma «sumidade» em constante «stress» de insatisfação e carreirismo."


Pe. Hugo de Azevedo



MEDO

Quem dorme à noite comigo
É meu segredo,
Mas se insistirem, lhes digo,
O medo mora comigo,
Mas só o medo, mas só o medo.

E cedo porque me embala
Num vai-vem de solidão,
É com silêncio que fala,
Com voz de móvel que estala
E nos perturba a razão.

Gritar quem pode salvar-me
Do que está dentro de mim
Gostava até de matar-me,
Mas eu sei que ele há-de esperar-me
Ao pé da ponte do fim.

2 comentários:

Mg disse...

Sou mais da opinião que... o que o pessoal gosta mesmo é de facilitismo, queixa-se, contesta, receia, mas simplesmente porque gostava que tudo fosse mais simples, e eu pergunto... mais !?!?!?!
Somos nós proprios que complicamos a vida uns dos outros, somos nós que provocamos o "medo" nos outros... uns aos outros....
Mas isto é uma opinião apenas ;)

Rute Lopes disse...

Concordo... sim! Provocamos o medo nos outros, aos outros... uns mais assustadiços que outros, mas o medo é uma coisa que assiste a todos... :P beijuh