Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, novembro 08, 2010

Bem vindo à minha rede social... =)



"Olá! Boa Tarde! Bem vindo à minha rede social!"
Daqui a uns anos todos os nossos momentos vão resumir-se a isto: a redes sociais.
Por mais que queiramos evitar, e podem ler ao longo deste blog a minha relutância e o grande combate em aceder ao facebook, no entanto, tive de me render às evidências.

Há redes sociais que são importantes porque temos de continuar a saber uns dos outros. Dos que moram longe, dos que não saem de casa a não ser para trabalhar e conviver = 0!
Eu não o vou fazer! Vou aderir a algumas redes sociais, às necessárias, mas vou continuar a sair e a viver a minha vida com graça e ousadia para tentar mais uma vez. Vou estar nos sítios onde a vida acontece e vou encontrar o que procuro...

Bom, mas o que vos tenho a falar é sobre isto:
Nestes dias que passaram fui assistir a mais um evento Yorn que divulgava o filme: "Rede Social!" Após uma longa espera, a angústia de perceber que temos milhares de pessoas à nossa volta e não saber se o lugar da fila onde estamos nos dá direito a um bilhete ou não... mas foi positivo!
Conseguimos bilhete duplo, sessão gratuita, mais que perfeito!

Foi curioso como já tinha visto o trailer várias vezes, como já tinha assistido a partes do filme, inclusivé um amigo dos EUA já me tinha falado do filme e o filme não teve qualquer relação com o que me contaram. Ou seja, queres ter a certeza do que fala um filme e se gostas mesmo, vê tu mesmo! Pelos teus próprios olhos!
Fascinante porque pensava que o filme seria uma chamada de atenção para os utilizadores de redes sociais, inclusivé de utilizadores do facebook e sem querer contar muito, porque espero que todos vão ver: o filme é verídico, e é simplesmente uma disputa entre o criador do facebook, as pessoas que despertaram nele esta ideia, e o seu melhor amigo! E é aqui que a história se tornou interessante para mim:
Na disputa entre ele e o seu melhor amigo! Ou será que devo dizer ex-melhor amigo? Isto existe?? Confusão...


Todos temos ou já tivemos um ou uma melhor amiga! Todos nós sabemos a sensação de confiar em alguém ao ponto de o escolher, de o exportar e elevar sobre todos os outros amigos, conhecidos e mesmo familiares e ser o melhor, ou o maior de todos!
A minha questão é: Teremos desculpa para colocar esta relação em causa porque estamos a ser influenciados?
Isto acontece no filme e foi das partes que mais me impressionou. Mas que é bem real quando não temos amizades sólidas, quando temos as chamadas relações de conveniência: Até podes não me dar nada de material, mas és meu amigo enquanto eu não tiver mais ninguém com quem partilhar a minha vida, enquanto eu não encontrar uma relação amorosa estável que me ocupe todo o meu tempo, ou enquanto concordares fielmente com tudo o que eu pensar e assim sendo, só podes dizer o que eu quero ouvir...
E estas relações sim, colocam-se em causa nos momentos em que somos assaltados por uma sensação de poder soberano, de plenitude porque todos à nossa volta nos dizem o quão fantásticos somos, e depois surgem as chamadas toupeiras sociais ou sanguessugas sociais que nos transportam para uma realidade que desconhecemos, que não é a nossa, mas que eles conhecem muito bem. Estas toupeiras arrastam-nos tão fundo para a toca que só nos apercebemos de onde estamos quando já cegámos completamente e quando já não conseguimos ver... E é aqui que percebemos que fizémos de tudo para construir uma amizade, estivemos 5 minutos distraídos e essa amizade já não existe! Colocamo-la em causa nesse mesmo momento...

Pergunto: Teremos o direito de exigir que o outro espere até atingirmos todas as loucuras para nos poder chamar à atenção?
Mas os verdadeiros amigos ficam... e mesmo que nos digam as coisas mais horríveis, mesmo que nos prometam que da próxima vez não será igual, mesmo que nos processem em tribunal, amigos sinceros e verdadeiros resgatam-nos da toca, tiram-nos debaixo do chão e acordando-nos do nosso adormecimento abraçam-nos para melhor sabermos entender que estamos seguros. Sim, porque os amigos têm direito e liberdade de entrar numa vida que é deles, mas que também é nossa, porque foram os amigos que me deram essa liberdade! E se for ao contrário então não quero! Não quero melhores amigos com quem não possa falar, não quero melhores amigos que me colocam nas suas vidas e depois tiram. Vou ser sincera e se doer, peço perdão por isso.
A parte mais interessante, é que já vi esta história acontecer, não na primeira pessoa, mas na segunda ou terceira, assistindo a como a vida se transforma, como as grandes amizades se tornam pequenas ou inexistentes. Mais curioso entender que rodeados de muita gente corremos o risco de ficar sozinhos.


Mas tranquila, hoje sinto-me feliz! Quase a terminar o ano e sinto que tenho feito escolhas, tenho tomado decisões e isso me tem feito crescer. Algumas das decisões foram as mais correctas, em outras enganei-me redondamente, mas uma miúda perseverante como eu não desiste, e tive de coser os farrapos, tive de matar monstros no armário, tive de podar ramos que apesar de verdes estavam podres por dentro, e limei arestas...
No final o somatório deve ser de 15-3, partindo do principio que estas 3 perdas foram remendadas o mais que pude: "tá fixe!" - Como diz o outro...
Ficam as questões: Qual o limite das tuas amizades? Vale a pena remendá-las?


Estou feliz... este fim de semana fui seduzida! Apesar da minha vontade ser completamente oposta, lutei, mas foi mais forte que eu. Deixei-me seduzir... como em tudo, espero pelas respostas. As perguntas já foram todas feitas...
Se me perguntares se entendo? Não entendo...
Se me perguntares se desejo? Não, não desejo...
Mas sei que nunca senti algo assim, sei que nunca senti um misto de dor/alegria, paz/sofrimento que custasse tanto...
Como digo sempre, uma coisa de cada vez. Nenhum de nós está imune, nenhum de nós está à parte deste sentimento que é o amor... seja ele por quem for!




Deixo-vos com um tema, como não podia deixar de ser...!
Pode parecer incoerente com o que está escrito, mas ... não é!
Perfeito, directo e encaixa lá!! =)

2 comentários:

Lauduxa disse...

pois muito bem Dª Rute,não vou comentar mais sobre essa espécie,que já deveria estar em extinção,posso sim,falar sobre os amigos:são aqueles que podes contar sempre,independentemente da vida que levas,das opiniões que tens e até mesmo do tempo que tens.Já a outra espécie gosta e aprecia o teu padrão de vida,deves manter segredo e concordar com tudo e se puderes estar 24h disponível para eles serás perfeita.O dia tem 24h e dormes 8h se te deixarem e as restantes 16h tens que estar alerta para quando fores precisa,e assim serás perfeita.Beijos

Rute Lopes disse...

Verdades Claudia... verdades...
Eu prefiro a minha feliz imperfeição com amigos igualmente imperfeitos que me aceitam assim tal como sou...
Gosti pah! Beijoca